ONDA

O primeiro ONDA - Objetivo Novo do Apostolado - da Paróquia Nossa Senhora das Graças aconteceu nos dias 28 e 29 de novembro de 1998. Seus fundadores foram José Mateus e Ângela Rolim, Rogério e Ivone Horn, Délcio e Tina e Ederaldo e Sirlei. O movimento foi implantado pelo Padre João Carlos Strack, então pároco da Paróquia Nossa Senhora das Graças.

Fonte: Cinquentenário de Memórias - Paróquia Nossa Senhora das Graças.

 

Fundação

O ONDA foi fundado nos dias 29 e 30 de outubro de 1976, por inspiração do Padre José Miguel, então pároco da Paróquia Nossa Senhora de Fátima, da Vila IAPI, em Porto Alegre. Ele nasceu da necessidade de dar continuidade a caminhada das crianças que, após fazerem a 1ª Eucaristia, desejavam perseverar na fé e no seguimento a Jesus Cristo. O lema adotado pelo ONDA foi “Jovem evangelizando jovem” e o padroeiro escolhido foi o Menino Jesus. Ao longo dos anos, várias paróquias formaram os seus grupos, o que fez com que, a partir de 1998, o ONDA se tornasse um movimento diocesano.

 

O movimento

O ONDA é um movimento da Igreja Católica, presente em várias paróquias de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul, destinado a crianças e jovens de 9 a 14 anos de idade. Fazem parte do movimento também os tios e o diretor espiritual (padre). Seu objetivo é propiciar a formação moral, ética e, acima de tudo, religiosa para as crianças e os jovens. O termo ONDA é uma sigla para Objetivo Novo do Apostolado.

 

Iniciação no movimento

A iniciação no movimento se dá através de um retiro de dois dias, chamado de Embarque. Antes do retiro, as crianças e os jovens, que estão se preparando para receber o Sacramento da Eucaristia, são convidados a participar do Pré-ONDA, que nada mais é do que uma preparação para o Embarque. Depois de fazerem o curso, as crianças e os jovens são convidados a participar de reuniões semanais de perseverança, que são conduzidas pelos tios e os jovens que cresceram no movimento.

 

Objetivo

O ONDA é um movimento que quer se espalhar por todas as comunidades, ajudando a formar uma sociedade voltada para o bem comum e para o Nosso Senhor Jesus Cristo. Ele busca congregar as crianças e os jovens em torno da Igreja, auxiliando-os na superação de problemas próprios da pré-adolescência e emocionais, através da vivência em comunidade. O movimento procura formar e informar a criança e o jovem para a vivência do cristianismo, conscientizando-os de sua missão apostólica e evangelizadora.

 

Padroeiro

O Menino Jesus foi escolhido como padroeiro por ser a maior fonte de inspiração para as crianças e os jovens que desejam aprender a se portar diante de Deus, do mundo e da família.

Participam do movimento 50 jovens e seis tios. São coordenadores do ONDA os tios Maria Pariz Tavares e Vilson Tavares e vice-coordenadores os tios Neca Cunha Cardoso e Gustavo Silva.

 




 

 

ESTATÍSTICAS DE ACESSO

HojeHoje486
OntemOntem576
SemanaSemana1062
MêsMês1062
TotalTotal284520

 

 

Benfeitor

Benfeitor

GARCIA SALGADOS

Benfeitor

Benfeitor

Marcelo Mecânica